COMO SURGIU
O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Dessa forma, a mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.
CURIOSIDADES
– A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.
– Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou por matar 78 trabalhadores, caracterizando os episódios como um dos primeiros, maiores ou mais famosos acidentes trabalhistas da humanidade para época.
IMPORTÂNCIA DO TEMA
Apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. É preciso gerar a conscientização que somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.
Com o grande número de acidentes trabalhistas no Brasil, sendo aproximadamente 705 mil a média de situações em apenas um ano, o Abril Verde chega para garantir a proteção e o conhecimento aos funcionários para que a segurança e a integridade física e mental da equipe de trabalho sejam preservadas.
Diante do alto índice de ocorrências de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o SITESPAR (sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná) fez nascer o movimento abril verde, que tem como objetivo:
– Avaliar riscos;
– Engajar a sociedade;
– Promover a cultura de prevenção;
– Promover ações e manifestações;
– Promover a qualidade de vida no trabalho;
– Debater responsabilidade entre gestores e governos;
– Conscientizar a população sobre a segurança e saúde do trabalho;
– Avaliar o comportamento dos cidadãos dentro e fora do trabalho;
CONCLUSÃO
É de responsabilidade do empresário ou superior de uma empresa ou estabelecimento que conscientize o seu pessoal e realize a ligação de seu local de trabalho com a campanha do Abril Verde, sempre pensando na segurança trabalhista e na importância de se garantir o bem-estar e bons momentos durante a ocupação do ambiente de trabalho aos seus empregados.
Lembre-se: segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um.